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Alimentos no combate à insônia

É cada vez maior o número de pessoas que sofrem de insônia, que é caracterizada pelo excesso de vigília, incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono. Ela não é considerada doença, mas pode ser consequência de algum problema ou enfermidade mais grave. Podemos classificá-la em dois tipos:


 Situacionais: que atingem pessoas que passam por dificuldades ocasionais;

Patológicas: que acometem indivíduos com doenças psicofisiológicas mais graves, como depressão ou ansiedade.
A dieta deve ser equilibrada, rica em substâncias que facilitem o sono e preparações de fácil digestão, além de evitar comer muita quantidade de alimentos, preparações com excesso de gordura e bebidas estimulantes no período noturno.

Abaixo, damos  algumas dicas de alimentos que vão ajudar na hora de garantir um sono mais tranquilo.

Preferir:
  •  Chás de ervas (erva-doce, camomila, capim-limão);
  • Preparações mornas e com pouco volume: caldos, sopas, mingaus;
  • Leite morno;
  •  Massas e doces moderadamente;
  • Gorduras com moderação, pois o excesso dificulta a digestão.

Evitar:
  • Chá Preto, chá mate, guaraná natural;
  • Refrigerantes (principalmente os que possuírem na composição cola);
  •  Chocolates;
  •  Cappuccino e café;
  •   Excesso de alimentos protéicos (carne bovina, suína e aves).

É importante lembrar que a procura por um profissional é essencial para um diagnóstico mais preciso, garantindo um tratamento com melhores resultados, e uma noite cada vez mais tranquila.



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