edaços de sacolas viram óleo que pode substituir gasolina

Sacolas Tecnológicas

Pedaços de sacolas viram óleo que pode substituir gasolina

Pedaços de sacolas podem substituir gasolinaA notícia foi divulgada pela revista especializada International Journal of Environment and Waste Management, e se trata do resultado do estudo de um grupo de engenheiros indianos com uma série de experimentos químicos envolvendo a reciclagem de plástico.
Utilizando um catalisador, os estudiosos cozinharam sacolas de plástico até os 500ºC, quando as sacolas se transformaram em um óleo. Esse óleo pode ser utilizado na fabricação de combustíveis  e até substituir a gasolina.
O pesquisador da Centurion university of technology and management Odisha, situada na Índia, e um dos autores do estudo, Achyut Kumar Panda explica que o processo utiliza LDPE (poletileno de baixa densidade), que é a mesma matéria prima utilizada na confecção de embalagens, objetos dos mais variados tipos e até peças de computador. Panda contou que para o processo é necessário um reator e um condensador que fracione o material, e garante que o método serve para reciclar a maioria dos termoplásticos.
Crise energética
O petróleo é uma forma de combustível não renovável. Enquanto vai se tornando um material cada vez mais escasso e, portanto, caro, a necessidade e a busca por outras fontes de energia aumenta. Ao mesmo tempo, toneladas de plástico são descartadas como lixo todos os anos. Pesquisas que resolvam esse impasse, como essa que transforma todo esse lixo plástico em energia através da pirólise, representam uma esperança na criação de novas fontes de energia.